Projeto de Monitoria
Fontes para o Ensino de História Medieval
Universidade de Pernambuco/campus Petrolina
ANAIS
Suas principais características eram o aspecto cronológico e esquemático, além de registrar acontecimentos/eventos importantes para um reinado, bispado ou mosteiro (tais como batalhas, fundação de condados, coroação de reis), além de apresentarem acontecimentos que, para a época, rompiam com a ordem natural, como tempestades, inundações, pragas, eclipses, etc... Não apresentam um formato narrativo (como nas crônicas, por exemplo). Tal forma de escrita da História desenvolveu-se principalmente durante a Alta Idade Média.
No Ensino de História pode ser trabalhado a partir da abordagem da concepção de tempo e da relação que os homens do período mantinham com o mesmo. Além disso, outra possibilidade de abordagem refere-se aos vínculos que o homem medieval mantinha com aspectos da natureza, além de estarem delimitados por acontecimentos políticos e religiosos.
SANTOS, Italúzia P. C. Anais. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/anais
Referências
nais. In: Dicionário da Idade Média (organizado por H. R. Loyn). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
AURELL, Jaume. La historiografía medieval: siglos IX-XV. In: Comprender el pasado. Una historia de la escritura y el pensamiento histórico (Aurell, Jaume; Balmaceda, Catalina; Burke, Peter, Soza, Felipe). Madrid: Ediciones Akal, 2013, p. 95-142.