A realização do Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval justifica-se, em primeiro lugar, pela necessidade de durante a graduação do aluno ter contato com diferentes tipologias de documentos de um determinado período histórico, o que, no caso do Curso de História, é de primordial importância para sua formação profissional. Dessa forma, ao atuar na monitoria de “História Medieval I” e “História Medieval II”, mantendo contato direto com a documentação existente do período (e disponível online), o aluno poderá complementar as perspectivas de teoria e prática do fazer histórico, abordando não somente aspectos do ensino como também da pesquisa.

 

Em segundo lugar, pela necessidade de se reunir as diversas documentações primárias existentes sobre o Medievo no intuito de fornecer para o público docente e discente um canal que sirva de consulta para a compreensão sobre a diversidade da documentação primária medieval no âmbito do ensino e da pesquisa. Neste sentido, a elaboração de um blog/página web para servir para consultas dos alunos e professores que procuram informações sobre tipologias de fontes medievais será de extrema importância, não apenas no âmbito do ensino, mas também da pesquisa.

 

Em terceiro lugar, a criação deste blog/página web servirá como a materialização da realização do projeto e também como material de consulta para alunos e professores, uma vez que a mesma estará disponível online com os resultados da pesquisa.