top of page

CANÇÃO DE GESTA

São poemas épicos constituídos por uma tradição oral e que com o passar do tempo foram recuperados no formato textual. Inspiradas nos feitos dos antepassados, a canção de gesta tinha como centralidade temática as guerras, a celebração do herói, do ideal cavaleiresco e fiel a fé cristã, como exemplificada na "Canção de Rolando". Além do heroísmo, os poemas tratam de temas políticos e sociais que abarcavam a estrutura da sociedade medieval, representando concepções de mundo e de sociedade. Por serem preferencialmente orais, os poemas possibilitavam a maleabilidade da narrativa, a qual mesclava acontecimentos e personagens tanto ficcionais quanto reais.

No âmbito didático tais documentos podem ser utilizados para explorar os representações sociais, bem como as relações de poder e serviços constituídas no sistema feudal. Além disso, sendo um documento originalmente composto oralmente e, consequentemente, sua divulgação inicial sendo oral, podem ser abordados aspectos sociais que eram divulgados no contexto de sua composição. Sendo a marcialidade a temática principal dos poemas, pode ser amplamente abordada a figura do cavaleiro e de seus principais valores para a sociedade da época.

SANTOS, Italúzia P. C. Canção de Gesta. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/cancao-de-gesta 

Referências

ARIAS, Ademir Aparecido de Moraes. Canções de gesta e imagens da realeza: três exemplos. Imagens da educação, v. 2, n. 3, p. 35-44, 2012.

Canção de gesta. In: Dicionário da Idade Média (organizado por H. R. Loyn). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

WANDERLEY, Naelza de Araújo. A matéria carolíngia no sertão: a cavalaria em rimas e versos nordestinos. Boitatá - Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, n. 17, p. 246-267, 2014.

bottom of page