top of page

CARMINA BURANA

Trata-se de um conjunto de poemas do século XIII que apresentam temáticas que exploram os vícios e prazeres da vida cotidiana nas tabernas, poemas amorosos e sátiras que teciam fortes críticas a má conduta dos eclesiásticos e aos valores sociais e institucionalizados. Os poemas do Carmina Burana estão relacionados aos Goliardos, poetas errantes e que estavam presente no âmbito citadino e também nas universidades. Esses poetas escreviam em latim e seu público era composto basicamente pelos seus pares, ou seja, estudantes e letrados.

No ambito didático, os poemas do Carmina Burana possibilitam explorar a relação do homem medieval com o conhecimento e o ambiente universitário, o que traz  desconstrução da perspectiva de Idade Média como Idade das Trevas, bem como trabalhar a mobilidade urbana, a atividade comercial, a utilização do espaço urbano (cidades), as relações estabelecidas nos poemas com os poderes institucionalizados e principalmente a crítica social que foi tão presente no período.

SANTOS, Italúzia P. C. Carmina Burana. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/carmina-burana.

Referências

Carmina Burana - Carl Orff - [1935-1936] - Canções de Benediktbeuern). Copenhagen Royal Chapel Choir. Apresentação do Carmina Burana no Youtube (Link).

ARRANZ GUZMÁN, A. De los goliardos a los clérigos falsos. Espacio, Tiempo y Forma, Serie III, Historia Medieval, T. 25, p. 43-84, 2012 (PDF).

Carmina Burana. In: Dicionário da Idade Média (organizado por H. R. Loyn). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

RIBAS, Helena Macedo. A vida por detrás das palavras: a lírica tabernária dos Goliardos presente no Carmina Burana - séculos XI-XIII. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), 2015. Disponível no site da Universidade Federal do Paraná (PDF).

VIANNA, Luciano J. La identidad cultural en las poesías de los goliardos. Revista Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 7, n. 12, p. 57-72, 2013 (PDF). 

bottom of page