Projeto de Monitoria
Fontes para o Ensino de História Medieval
Universidade de Pernambuco/campus Petrolina
CARMINA BURANA
Trata-se de um conjunto de poemas do século XIII que apresentam temáticas que exploram os vícios e prazeres da vida cotidiana nas tabernas, poemas amorosos e sátiras que teciam fortes críticas a má conduta dos eclesiásticos e aos valores sociais e institucionalizados. Os poemas do Carmina Burana estão relacionados aos Goliardos, poetas errantes e que estavam presente no âmbito citadino e também nas universidades. Esses poetas escreviam em latim e seu público era composto basicamente pelos seus pares, ou seja, estudantes e letrados.
No ambito didático, os poemas do Carmina Burana possibilitam explorar a relação do homem medieval com o conhecimento e o ambiente universitário, o que traz desconstrução da perspectiva de Idade Média como Idade das Trevas, bem como trabalhar a mobilidade urbana, a atividade comercial, a utilização do espaço urbano (cidades), as relações estabelecidas nos poemas com os poderes institucionalizados e principalmente a crítica social que foi tão presente no período.
SANTOS, Italúzia P. C. Carmina Burana. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/carmina-burana.
Referências
Carmina Burana - Carl Orff - [1935-1936] - Canções de Benediktbeuern). Copenhagen Royal Chapel Choir. Apresentação do Carmina Burana no Youtube (Link).
ARRANZ GUZMÁN, A. De los goliardos a los clérigos falsos. Espacio, Tiempo y Forma, Serie III, Historia Medieval, T. 25, p. 43-84, 2012 (PDF).
Carmina Burana. In: Dicionário da Idade Média (organizado por H. R. Loyn). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
VIANNA, Luciano J. La identidad cultural en las poesías de los goliardos. Revista Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, v. 7, n. 12, p. 57-72, 2013 (PDF).