top of page

EDDAS

Divididas em edda antiga/poética e nova edda/edda prosaica, são compilações de fontes islandesas sobre a mitologia escandinava e que possuem origem nas tradições orais pré-cristãs. Eram transmitidas por poetas denominados escaldos. As composições apresentam como contexto o século IX, período denominado Era Viking. A compilação destes poemas datam do século XIII. A edda prosaica está relacionada à autoria de Snorri Sturluson e representa no conjunto das eddas um manual de produção e recitação dos poemas, cuja proposta era servir como guia para os poetas durante a recitação e exploração dos aspectos mitológicos, assim como esclarecer as origens de deuses e mitos, além de suas variações.

A compilação destes poemas ocorreu em um período em que a tradição oral coexistia com a cristianização do território escandinavo. Por isso, é importante salientar as interpretações dadas aos mitos, considerando a multabilidade característica de toda e qualquer tradição oral. Apesar de estes poemas terem se foco em um período pré-cristão, ou seja, politeísta, não estão isentos das ressignificações e apropriações diante das influências e interpretações cristãs,  tanto da sociedade que mantinha a tradição quanto de seus escritores.

Devido a sua riqueza mitológica, os mitos presentes nas eddas são constantes fontes de inspiração e apropriação do imaginário da sociedade atual. Como possibilidades no âmbito do ensino de História, pode ser explorado o imaginário mitológico e as concepções de mundo e de sociedade presente na documentação através de filmografias, histórias em quadrinhos, literatura e jogos. É importante salientar que estas produções são interpretações, concepções e anseios da sociedade que as produziu e perpetuou. Considerando este aspecto, também podem ser exploradas as representações contemporâneas atribuídas ao conjunto mitológico escadinavo, assim como trabalhar as interpretações feitas a partir de perspectivas cristãs na sociedade escandinava medieval. Além disso, é possível abordar o papel social dos mitos e dos deuses na estruturação da sociedade estabelecendo uma relação com o contexto histórico do período.

SANTOS, Italúzia P. C. Eddas. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: https://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/eddas 

Referências

LANGER, Johnni. Mythica Scandia: Repensando as fontes literárias na mitologia viking. Brathair, vol. 2, num. 6, p. 48-78, 2006 (PDF).

LANGER, Johnni. Edda em prosa. In: Dicionário de Mitologia Nórdica. Símbolos, Mitos e Ritos. São Paulo: Hedra, 2015, p. 143-145.

LANGER, Johnni. Edda poética. In: In: Dicionário de Mitologia Nórdica. Símbolos, Mitos e Ritos. São Paulo: Hedra, 2015, p. 146-149.

LANGER, Johnni. O mito do dragão nas Eddas. In: LANGER, Johnni. Na trilha dos vikings. Estudos de religiosidade nórdica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 149-189.

bottom of page