
Projeto de Monitoria
Fontes para o Ensino de História Medieval
Universidade de Pernambuco/campus Petrolina
Rei Arthur: A Lenda da Espada
O filme narra uma versão moderna e estilizada da clássica lenda do Rei Arthur. Após o assassinato de seus pais, o jovem Arthur é criado nas ruas de Londinium, sem saber de sua verdadeira linhagem. Quando consegue retirar a lendária espada Excalibur da pedra, descobre ser o herdeiro legítimo do trono, usurpado por seu tio tirano, Vortigern. A partir daí, Arthur precisa enfrentar seu destino, reunir aliados e liderar uma rebelião para reivindicar seu lugar como rei e libertar o povo da opressão. Com toques de ação, fantasia e humor, o filme mistura elementos medievais com uma estética contemporânea.
O cinema compõe o nosso imaginário coletivo e desperta as mais diversas emoções. Frequentemente, ele influencia o grande público a aceitar certos temas como verdades, especialmente entre os jovens, quando se trata de assuntos como princesas, bruxas, cavaleiros, entre outros. Nesse sentido, o filme Rei Arthur – A Lenda da Espada oferece diversas possibilidades de reflexão sobre o período medieval. É possível, por exemplo, abordar a formação histórica dos bretões, já que o mito arturiano teria se originado entre eles; discutir os processos de dominação do território por diferentes povos, como os saxões; além de refletir sobre as transformações religiosas ocorridas ao longo do tempo. É importante destacar que a existência de Arthur não é comprovada pela historiografia, e que seu mito teria surgido após a tomada da Bretanha pelos saxões, no século VI, como um símbolo de resistência e um ideal de unificação do povo bretão frente à dominação estrangeira. Portanto, o filme oferece uma ampla gama de possibilidades pedagógicas para se trabalhar o período medieval em sala de aula.
SANTOS, M. B. N. Rei Arthur: A Lenda da Espada. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/rei arthur: a lenda da espada
Referências:
AURELL, Martin. La Légende du roi Arthur. Paris: Perrin, 2007.
PEREIRA, Nilton Mullet; PIMENTA, Patrícia Pereira. Sobre os usos do passado medieval. In: VIANNA, Luciano José. (Org.). A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica no século XXI: Experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 416-430.
ZEIRER, Adriana. A história dos Bretões (C. 800) de Nennius e sua relevância para a construção do mito do Rei Arthur. Dimensões, n. 11, 2000.