top of page

ILUMINURAS

O desenvolvimento da iluminura na Idade Média estava relacionado à apropriação do estilo greco-romano. Entretanto, não havia homogeneidade de estilos, já que cada povo desenvolvia características artísticas próprias. Com o renascimento carolíngio, um dos primeiros momentos de renovação e manutenção material e literária durante o Medievo, houve um primeiro momento de desenvolvimento artístico da produção de manuscritos e a profissionalização do serviço por oficinas monásticas. O processo de iluminação era parte integrante do processo de composição dos manuscritos, a qual não se restringia somente ao aspecto decorativo, servindo também como suporte didático para auxiliar a apreensão das ideias que estavam no texto. O conjunto de ornamentações do manuscrito compunha-se de ilustrações, letras capitulares e iluminações marginais, muitas das quais eram adornadas com representações da fauna e da flora, além de cenas alegóricas ou realistas, pintadas com cores vivas, algumas vezes acompanhadas da utilização de ouro, o que fazia dos livros manuscritos suntuosos objetos de arte. Com o tempo, o livro, além de ter o seu valor simbólico, apresentava-se como objeto de status e riqueza. Ao longo do Medievo, as iluminuras foram sendo compostas de diversas formas, algumas das quais estavam voltadas para aspectos da dinâmica social, cotidiano, funções sociais, religiosidade, imaginário social, santidade, entre outros. Entretanto, é imprescindível salientar que tanto o livro quanto as imagens, compostos durante o Medievo, obedecem a percepções simbólicas distintas da nossa contemporaneidade.

 

No ensino de História Medieval pode-se abordar as iluminuras a partir de suas funções no período (pedagógicas, políticas, de crítica social, entre outras) bem como os sentidos que esta produzia e aos quais lhes eram atribuídos por seus produtores e receptores a partir de seus códigos culturais. Além de tais questões pode-se buscar compreender o papel do artista no meio social em questão.

SANTOS, Italúzia P. C. Iluminuras. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: https://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/iluminuras 

Referências

Manuscritos iluminados da Europa. Biblioteca Mundial Digital. Disponível em: https://www.wdl.org/pt/sets/illuminated-manuscripts. Acesso em: 05/09/2017.

 

SCHMITT, Jean-Claude. Imagem. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. V. 1. São Paulo: Edusc, 2002, p. 591-605.

 

SILVA, Priscila Aquino. A arte das iluminuras: uma proposta em sala de aula. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio. Disponível em: http://docplayer.com.br/7765220-Titulo-a-arte-das-iluminuras-uma-proposta-de-sala-de-aula-por-priscila-aquino-silva-1.html. Acesso em: 05/09/2017.

 

VISALLI, Angelita Marques; GODOI, Pamela Wanessa. Estudos sobre imagens medievais: o caso das iluminuras. Diálogos, Vol. 20, Num. 3, p. 129-144, 2016.

bottom of page