
Projeto de Monitoria
Fontes para o Ensino de História Medieval
Universidade de Pernambuco/campus Petrolina
A la stagion che ‘l mondo foglia e fiora
Localizado no fólio 129v do manuscrito do Cancioneiro Vaticano Latino de código 3793 (VAT LAT 3793) da Biblioteca do Vaticano, e se encontra traduzido para o portugues na obra Raízes feministas em tradução: italiano, este soneto foi escrito no século XIII e tem autoria atribuída a figura feminina nomeada Compiuta Donzella di Firenze. O seu conteúdo expressa a angústia e o desejo de uma mulher de se tornar visível perante a prática do casamento arranjado e a tirania da figura paterna. Portanto, o soneto se encaixa na categoria de lírica trovadoresca feminina e evidencia a existência de vozes femininas no período medieval.
O soneto de Compiuta, assim como outras obras de autoria feminina, foram resgatados a partir dos avanços da História das Mulheres e da crítica feminista que proporcionaram o aumento das pesquisas sobre a atuação feminina no medievo com o intuito de retirar os filtros e estereótipos impostos às figuras femininas do período medieval que se perpetuam através dos livros didáticos, do cinema, da literatura e da mídia no geral. Desse modo, os escritos das mulheres se tornaram imprescindíveis para ampliar os estudos sobre uma História Medieval voltada para as figuras femininas, visando contribuir com novas narrativas que vão além dos estereótipos do medievo enquanto sociedade masculina, patriarcal e guerreira. Assim sendo, o soneto de Compiuta pode ser utilizado como fonte para propor uma reflexão aos alunos a respeito do lugar social que a figura feminina ocupava no período medieval, a partir do protagonismo da figura feminina na escrita literária e nas canções trovadorescas.
PASSOS, I. F. A la stagion che ‘l mondo foglia e fiora. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/a-la-stagion-che-i-mondo-foglia-e-fiora
Referências:
CHEROBIN, Nicoletta; GUERINI, Andréia. Compiuta Donzella: entre ficção e realidade. In: CHIARINI, Ana Maria; GUERINI, Andréia; SIMONI, Karine (org.). Raízes feministas em tradução: italiano. 1. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2022. p. 53-65.
DEPLAGNE, Luciana Calado. A contribuição dos escritos de mulheres medievais para um pensamento decolonial sobre idade média. Revista Signum, v.20, n.2, p.24-56, 2019.
RODRIGUES, Amanda Gisele; PEREIRA, Nilton Mullet. As Trobairitz irrompem no banquete de Sócrates: ensino de história, Idade Média e imaginação na aprendizagem em história. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura. São Cristóvão, SE. Vol. 16, n. 30 (jul. 2022), p. 14-33, 2022.