top of page

Poesias femininas hispanoárabes

As poesias estão organizadas no livro da historiadora espanhola María Jesús Rubiera Mata “poesía femenina hispanoárabe’’. Essas poesias estão distribuídas cronologicamente com sua autoria localizada. É perceptível no conteúdo poéticos que essas poetisas utilizavam da literatura para desabafarem, contarem de suas vidas, desejos, amores e até homenagearem governantes da sua época. Por isso, as poesias se afirmam numa representatividade feminina no período medieval, evidenciando suas vozes neste período. 


O medievo no imaginário geral como livros didáticos, literatura e na mídia, é predominantemente masculino e cristão. Assim, contrapor essa historiografia com escritos femininos e árabes demonstram a importância dessas mulheres para a valorização dos seus escritos. Sendo possível através das poesias compreender o contexto de vida das mulheres hispanoárabes, ou seja, que viviam na região europeia espanhola ocupada pelos árabes (VIII-XIV) chamada de Andaluzia. Desse modo, as poesias podem ser utilizadas numa perspectiva de contexto cultural e social demonstrando a importância do letramento literário para os árabes e a utilização da literatura por mulheres para manifestar suas vidas nessa sociedade.

MOURA, Maria Luiza. Poesias femininas hispanoárabes. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: http://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/poesias-femininas-hispanoárabes

Referências:

 

RUBIERA MATA, M. Jesús. Poesia hispanoárabe. Madrid: Editorial Castalia, 1989.

 

GARULO, Teresa. Diwan de las poetisas de al-Andalus. Madrid: Hiperión, D.L, 1986.

 

NASCIMENTO, Maria Filomena Dias. Ser Mulher na Idade Média. Textos de história, v. 5, no 1 (1997): 82-91.

 

ALVAREZ, Ma Jesus Nadales. Mujeres en Al-Andalus. Isla de Arriarán, XXVIII, diciembre 2006. 

 

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Michelle Perrot; tradução Denise Bottmann-Rio de Janeiro: Paz e terra, 1988.

 

DEPLAGNE, Luciana Calado. Vozes Femininas da Idade Média: Auto-representação, corpo e relações de gênero. Florianópolis: UFPB, 2008. 

 

MERNISSI, Fatima. Sultanas Esquecidas: mulheres chefes de estado no Islã. São Paulo: Tabla, 2024.

bottom of page