top of page

TAPEÇARIA

A tapeçaria foi uma representação visual muito difundida durante o Medievo. Uma das mais famosas tapeçarias produzidas no Medievo foi a Tapeçaria de Bayeux. Trata-se de um bordado com dimensões aproximadas em 70 m de largura e 0,50 cm de comprimento, elaborado no século XI por encomenda de Odo (meio-irmão de Guilherme, o Conquistador) responsável pelo bispado de Bayeux. A tapeçaria de Bayeux narra a história da conquista normanda da Inglaterra em 1066 a partir da perspectiva dos conquistadores. A é iniciada com a visita do Conde Haroldo à Normandia, dando sequência aos desdobramentos que levam a batalha de Hastings e, por fim, à coroação de Guilherme, o conquistador. Cada cena é acompanhada de uma frase bordada em latim que descreve a ação principal.

No âmbito didático, a Tapeçaria de Bayeux pode ser trabalhada a partir da abordagem e da análise e interpretação das cenas, sendo possível, por exemplo, problematizar as relações sociais e de poder, além das representações atribuidas aos individuos na constituição de cada cena, estabelecendo uma consonância com a narrativa, o lugar de exposição e a sociedade destacada.

SANTOS, Italúzia P. C. Tapeçaria. In: Projeto de Monitoria Fontes para o Ensino de História Medieval (Universidade de Pernambuco/campus Petrolina). Disponível em: https://fontesmedievais.wixsite.com/fontesdomedievo/tapecaria

Referências

Apresentação da Tapeçaria de Bayeux (animação) no Youtube.

LANGER, Johnni. O ensino de História Medieval pelos quadrinhos. História, imagens e narrativas. n. 8, p. 1-24, abr/2009 (PDF).

Tapeçaria de Bayeux. In: Dicionário da Idade Média (organizado por H. R. Loyn). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

bottom of page